domingo, 23 de janeiro de 2011

Entenda o quadro: Abaporu

- por Cah


 Olá, meus comedores de queijo favoritos -q Como prometi, cá estou eu para ajudá-los a entender um quadro. Vou começar por um bem basicão que acho que todo mundo conhece.
  Esse é o Abaporu (mais conhecido como Pesão), da Tarsila do Amaral. 
  "Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional."
 Aham, claro que esse quadro foi importante (só não consegui descobrir como e nem o por quê). Dá pra ver que a Tarsila ~amava~ o marido dela né? Quem mais daria o Pé Grande em um quadro pra alguém? Aí, era óbvio que o cara ia se assustar. Só que ele não se contentou de se assustar sozinho, e resolveu assustar o amigo dele também. Tá, depois que o susto passa, você começa a olhar a figura e achar que ela representa alguma coisa. Primeiro: por que ele não perguntou pra quem fez o quadro (Tarsila, no caso) o que significava, ao invés de perder tempo achando? Segundo: é claro que representa alguma coisa! Só que parece que ninguém descobriu o que representa. Na minha opinião, representa um tio pézudo e pelado sentado no deserto -qs.
 "Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come)."
 Super ajudou em alguma coisa ela saber falar tupi (y). E ah vá que é o homem que come. Nem sabia que homem comia!
 "O 'Abaporu' foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini."
 Esse argentino é burro? Acho que o cara pensou: "sou um colecionador milionário e não tenho mais com que gastar. Ah, vou dar um trocadinho nesse quadro aí..."

 Seja lá o que for o Abaporu, é mais um dos quadros que eu não entendo. E se alguém aqui gosta de arte, ignore as ~ofensas~ aqui ditas.
 É isso hoje. Beijos e me sigam no twitter @CahforTmrw ;**

6 comentários:

  1. o Abaporu representa o brasileiro: cabeça pequena e corpo forte pra sustentar o governo ladrão em um país com regiões de seca xD *leva uma tijolada por quebrar o barato do post*

    ResponderExcluir
  2. e sobre o título, é só lembrar de um fato histórico denominado "pão e circo" rs

    ResponderExcluir
  3. O cerébro do Abaporu, embora pequeno deve ser substancialmente maior que o seu.

    ResponderExcluir
  4. esta porra nao fala nada

    ResponderExcluir
  5. vc não explicou quase nada mana, falou muitas besteiras.

    ResponderExcluir
  6. e vc ta muito filho da puta cara...

    ResponderExcluir

Roam esse post, ratinhos!